Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados aos sentimentos decorrentes da perda dentária total e às expectativas de reposição protética em adultos e idosos

Factors associated with feelings arising from total tooth loss and expectations of denture replacement in adults and elderly

Resumo

Introdução

A perda dentária é considerada um evento grave na vida dos pacientes e pode levá-los à reclusão social. A reabilitação por meio de próteses pode contribuir para a melhora da autoimagem de edêntulos totais.

Objetivo

Este estudo teve como objetivo conhecer os fatores associados aos sentimentos decorrentes da perda de dentes e às expectativas quanto à nova prótese.

Métodos

Estudo transversal analítico com 119 pacientes edêntulos totais (faixa etária entre 29 e 87 anos) em tratamento para confecção de prótese em uma clínica-escola.

Resultados

Os pacientes que relataram ter perdido seus dentes devido ao medo de submeter-se ao tratamento ou a dificuldades de acesso foram os que mais sofreram com a perda dentária (OR=2,57). Os pacientes mais jovens (OR=3,33) e do sexo feminino (OR=3,89) foram aqueles que demonstraram mais expectativas em relação à prótese que estava sendo confeccionada.

Conclusão

As mulheres e as pessoas mais jovens são aquelas que manifestaram mais raiva ou tristeza pela perda dentária e que possuíam expectativas estéticas e de socialização em relação à nova prótese.

Palavras-chave:
perda de dente; sentimentos; prótese dentária; autoimagem

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br