Acessibilidade / Reportar erro

Dependência funcional e fatores associados em idosos corresidentes

Functional dependency and associated factor in elderly living with relatives

Resumo

Introdução

O envelhecimento populacional traz inúmeros desafios, incluindo o suporte familiar aos idosos com incapacidade funcional.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal, com abordagem analítica, que objetivou estimar a prevalência e os fatores associados à dependência funcional dos idosos corresidentes. O estudo foi do tipo censo, realizado com 191 idosos que moravam com a família e eram assistidos pela Estratégia Saúde da Família. Realizaram-se entrevistas domiciliares, e a avaliação funcional foi feita com o uso do índice de Katz e do índice de Barthel.

Resultados

Observou-se que 94,2% dos idosos eram independentes para as atividades básicas, e 51,3%, para as atividades instrumentais da vida diária. Em uma avaliação conjunta, 52,3% dos idosos se mostraram independentes em ambas. Na análise bivariada, a dependência funcional se associou a: sexo feminino, ter mais de 80 anos, hospitalizações, doença do coração e depressão.

Conclusão

Conclui-se que a avaliação da saúde do idoso deve levar em conta diversos fatores, incluindo aqueles ligados aos aspectos familiares e status funcional.

Palavras-chave:
envelhecimento; saúde do idoso; estudos transversais; atividades cotidianas; relações familiares

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br