SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Monitoring of fluorine concentration of the public water supply in Passo Fundo City - RSNutritional status of micronutrients in children according to personal and daycare center characteristics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos Saúde Coletiva

Print version ISSN 1414-462XOn-line version ISSN 2358-291X

Abstract

PEDRAZA, Dixis Figueroa. Assistência ao pré-natal, parto e pós-parto no município de Campina Grande, Paraíba. Cad. saúde colet. [online]. 2016, vol.24, n.4, pp.460-467. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201600040092.

Objetivos

Caracterizar a assistência ao pré-natal, parto e pós-parto, considerando variáveis sociodemográficas, em Campina Grande, na Paraíba.

Métodos

Estudo transversal com base nos dados da Chamada Neonatal. Coletaram-se informações sociodemográficas e sobre atenção à saúde de 633 mães de crianças menores de 1 ano em Campina Grande. Consideraram-se indicadores da atenção pré-natal, parto e pós-parto.

Resultados

A adequação do número de consultas do pré-natal foi de 79,2% e a ocorrência da primeira consulta antes do terceiro mês foi de 55,5%. Apenas 24,3% dos partos ocorreram na maternidade indicada, 20,8% das parturientes peregrinaram, 48% dos partos foram cesarianas e 31,1% das mulheres tiverem acompanhante durante o parto. O início do pré-natal antes dos três meses, a cesariana e a presença de acompanhante no pós-parto foram significativamente mais elevados nas mulheres com maior escolaridade. O parto cesariano ocorreu com menor frequência em gestantes de pele negra e naquelas inscritas no Programa Bolsa Família.

Conclusões

Foram detectadas lacunas nos serviços, sobretudo na assistência ao parto, pois, na grande maioria dos casos, a vinculação da gestante ao local do parto não ocorreu e o direito à presença do acompanhante durante o parto não foi garantido.

Keywords : cuidado pré-natal; parto; período pós-parto; serviços de saúde; acesso aos serviços de saúde; qualidade da assistência à saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )