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Estudo qualitativo sobre um programa de educação em saúde bucal* * A pesquisa é resultado de dissertação de mestrado e obteve financiamento da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES – PROF) 01/03/2010.

Qualitative study of an oral health education program

Resumo

Introdução

A educação em saúde bucal tem se pautado nos pressupostos da educação bancária (EB). Busca-se superá-la com a educação popular (EP) caracterizada pela construção dialógica. Este estudo qualitativo objetiva compreender a percepção dos envolvidos em um programa de educação em saúde, realizado no estado de Santa Catarina.

Métodos

A coleta de dados realizou-se por meio de 4 grupos focais, um em cada município visitado, envolvendo de 3 a 12 professores e gestores em cada grupo.

Resultados

Análise de conteúdo de Bardin resultou três categorias: Percepções sobre aspectos metodológicos, conteúdo e participantes.

Conclusões

O programa foi percebido como oportunidade de compartilhar experiências sobre saúde bucal, contribuindo com o trabalho da escola. Identificaram-se práticas das duas concepções de educação (EB e EP), denotando traços de transição e dificuldades para concretizar esse câmbio explicadas pelas características do programa e pelo processo histórico no campo da saúde bucal.

Palavras-chave:
educação em saúde; programas de saúde; saúde bucal

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