SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Qualificação do acolhimento nos serviços de saúde bucalPreditores de riscos nutricionais de crianças assistidas em creches em município de porte médio do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

SILVA, Grasiela Garrett da; CARCERERI, Daniela Lemos  e  AMANTE, Cláudio José. Estudo qualitativo sobre um programa de educação em saúde bucal. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.7-13. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700010281.

Introdução

A educação em saúde bucal tem se pautado nos pressupostos da educação bancária (EB). Busca-se superá-la com a educação popular (EP) caracterizada pela construção dialógica. Este estudo qualitativo objetiva compreender a percepção dos envolvidos em um programa de educação em saúde, realizado no estado de Santa Catarina.

Métodos

A coleta de dados realizou-se por meio de 4 grupos focais, um em cada município visitado, envolvendo de 3 a 12 professores e gestores em cada grupo.

Resultados

Análise de conteúdo de Bardin resultou três categorias: Percepções sobre aspectos metodológicos, conteúdo e participantes.

Conclusões

O programa foi percebido como oportunidade de compartilhar experiências sobre saúde bucal, contribuindo com o trabalho da escola. Identificaram-se práticas das duas concepções de educação (EB e EP), denotando traços de transição e dificuldades para concretizar esse câmbio explicadas pelas características do programa e pelo processo histórico no campo da saúde bucal.

Palavras-chave : educação em saúde; programas de saúde; saúde bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )