SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Estudo qualitativo sobre um programa de educação em saúde bucalAnálise dos gastos das internações hospitalares por anemia falciforme no estado da Bahia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

PEDRAZA, Dixis Figueroa. Preditores de riscos nutricionais de crianças assistidas em creches em município de porte médio do Brasil. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.14-23. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x2017000100xx.

Objetivos

Identificar variáveis preditoras do estado nutricional (déficit de estatura, excesso de peso) de crianças assistidas em creches públicas municipais de Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Metodologia

Estudo transversal que analisou a associação de variáveis das crianças, maternas e socioeconômicas com o déficit de estatura e o excesso de peso de crianças assistidas em creches. Os dados antropométricos foram obtidos obedecendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Resultados

Das 793 crianças estudadas, 6,4% foram diagnosticadas com déficit de estatura e 31,8% com excesso de peso. Maiores prevalências de déficit de estatura foram encontradas, em relação às respectivas categorias de referência, nos casos de crianças que nasceram com baixo peso, de mães com baixa estatura, de domicílios sem coleta de lixo e de famílias numerosas. Domicílios com consumo de água para beber não tratada e sem rede de esgoto foram preditores do excesso de peso.

Conclusões

O estado nutricional de crianças assistidas em creches caracteriza-se pela manutenção da baixa estatura que coexiste com prevalências maiores de excesso de peso, diagramado pelas condições socioeconômicas e por antecedentes como o baixo peso ao nascer e a baixa estatura materna.

Palavras-chave : creches; pré-escolar; estado nutricional; crescimento; excesso de peso.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )