SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Preditores de riscos nutricionais de crianças assistidas em creches em município de porte médio do BrasilEstrutura e processos da Vigilância em Saúde em municípios mineiros: uma análise qualiquantitativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

MARTINS, Maísa Mônica Flores  e  TEIXEIRA, Martha Carvalho Pereira. Análise dos gastos das internações hospitalares por anemia falciforme no estado da Bahia. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.24-30.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700010209.

Introdução

A anemia falciforme é uma doença com alterações genéticas que afeta principalmente a população negra. No curso da doença, surgem diversas complicações clínicas, levando à necessidade de repetidas internações hospitalares.

Objetivo

Descrever os gastos das internações hospitalares por complicações da anemia falciforme no estado da Bahia, no período de 2008 a 2014.

Métodos

Estudo descritivo, a partir de dados secundários. A população do estudo foi composta por pacientes internados com diagnóstico de anemia falciforme. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se a divisão por Macrorregião de Saúde do estado da Bahia.

Resultados

Foram analisadas 8.103 internações do SIH-SUS. Predomínio do sexo masculino e faixa etária de 5-14 anos. A Macrorregião de Saúde Leste obteve o maior número de ocorrências de internações por anemia falciforme (33,4%) com maior gasto total; a Macrorregião Sul apresentou maior coeficiente de hospitalização; e a Macrorregião Extremo Sul apresentou a maior taxa de letalidade. As Macrorregiões Leste e Sul são as que abrigam os maiores volumes de gastos, 40,5% e 18,9%, respectivamente.

Conclusão

O estudo permite conhecer o perfil de internações hospitalares por anemia falciforme e ter uma ideia dos custos hospitalares através das internações pela referida doença no período em estudo.

Palavras-chave : anemia falciforme; epidemiologia; hospitalização; Sistema de Informação Hospitalar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )