SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Análise dos gastos das internações hospitalares por anemia falciforme no estado da Bahia(Des)conhecimento, adoecimento e limitações impostas pelo HTLV: experiências de mulheres soropositivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

LIMONGI, Jean Ezequiel et al. Estrutura e processos da Vigilância em Saúde em municípios mineiros: uma análise qualiquantitativa. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.31-44.  Epub 30-Mar-2017. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700010351.

Introdução

A descentralização das ações de saúde pública, operacionalizada a partir da criação do Sistema Único de Saúde, alterou sobremaneira os sistemas de saúde municipais no Brasil. O objetivo deste estudo foi avaliar de forma qualiquantitativa os sistemas de Vigilância em Saúde (VS) de três municípios mineiros de pequeno e médio porte e associar com os serviços de saúde prestados.

Métodos

Um instrumento de coleta de dados estruturado e entrevistas semiestruturadas foram utilizados para avaliar a estrutura e os processos realizados na VS dos municípios, respectivamente.

Resultados

Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Vigilância da Situação de Saúde apresentaram a melhor estrutura. Vigilância ambiental, Vigilância à Saúde do Trabalhador e Promoção da Saúde possuíam estruturas precárias nos três municípios e, na maioria das vezes, compartilhada com outros setores. Os entrevistados atribuíram a boa execução dos processos de vigilância nos municípios muito mais à proatividade dos profissionais e articulação com outros setores do que propriamente pela estrutura física.

Conclusão

A VS nos municípios mineiros ainda é incipiente, porém projetos pioneiros como o ProFVS-MG podem alterar sobremaneira a realidade local.

Palavras-chave : vigilância em saúde pública; descentralização; avaliação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )