SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número1Estrutura e processos da Vigilância em Saúde em municípios mineiros: uma análise qualiquantitativaServiço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Estado da Bahia: subfinanciamento e desigualdade regional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

SANTOS, Ana Clarissa Cerqueira dos; SOARES, Danielle de Jesus  e  RIVEMALES, Maria da Conceição Costa. (Des)conhecimento, adoecimento e limitações impostas pelo HTLV: experiências de mulheres soropositivas. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.1, pp.45-50. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700010186.

Introdução

O estudo buscou identificar o conhecimento de mulheres acometidas pelo HTLV acerca da infecção, além de descrever a experiência do adoecimento e limitações impostas pelo vírus.

Método

Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Participaram 12 mulheres acometidas pelo HTLV, atendidas no ambulatório de Infectologia de um hospital universitário em Salvador (BA) e no Centro de Testagem e Aconselhamento em Santo Antônio de Jesus (BA). A análise deu-se com base no Discurso do Sujeito Coletivo.

Resultados

Os resultados demonstram que é notável o desconhecimento em relação ao HTLV. O adoecimento é representado por dor, comprometimento dos membros inferiores e relaxamento dos esfíncteres. O HTLV impõe limitações nas atividades de vida diária e acarreta mudanças no cotidiano e na vivência das mulheres soropositivas.

Conclusão

Os dados empíricos confirmam a importância da realização de estudos, análise e discussão sobre o HTLV para o desenvolvimento de políticas e estratégias para o enfrentamento das doenças decorrentes da infecção.

Palavras-chave : HTLV; doença crônica; enfermagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )