SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número2Prevalência de sintomas otoneurológicos em indivíduos com hipotireoidismo congênito: estudo pilotoTranstornos mentais comuns: prevalência e fatores associados entre agentes comunitários de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

SILVA, Daniela Guimarães Ferreira da et al. Confiabilidade teste-reteste do instrumento EORTC QLQ FA13 para avaliação de fadiga em pacientes oncológicos. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.2, pp.152-159. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700020061.

Objetivo

Verificar a estabilidade teste-reteste do instrumento EORTC QLQ FA13 na versão em português do Brasil por meio do processo de equivalência semântica, compreendendo a fase de equivalência de mensuração que abrange os estudos psicométricos.

Métodos

O instrumento foi aplicado em 163 pacientes nas enfermarias clínicas e cirúrgicas de um hospital de alta complexidade no tratamento do câncer situado no município do Rio de Janeiro entre março de 2015 e outubro de 2016, através de um questionário aplicado por entrevista individual. Para testar a adequação do processo de aferição, solicitou-se que respondessem novamente o questionário, com intervalo de 7 a 15 dias.

Resultados

Dentre aqueles que participaram do teste, 50 (30,67%) aderiram também ao reteste. Houve boa compreensão do instrumento na etapa de teste. As respostas mostraram-se estáveis, e as estimativas de confiabilidade teste-resteste variaram de boa a excelente (kappa = 0,66 a 0,80), seja para os itens, seja para as dimensões da escala.

Conclusão

O presente estudo, juntamente com outras etapas prévias de confiabilidade do instrumento, sugere alta estabilidade das informações coletadas, o que torna real sua aplicabilidade na população brasileira visando à melhora da qualidade da assistência dos pacientes oncológicos.

Palavras-chave : fadiga; oncologia; estudo de validação; confiabilidade teste-reteste; avaliação em saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf epdf )