SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número4Fatores associados a quedas recorrentes em uma coorte de idososIncremento de casos e melhoria da informação sobre tuberculose no Estado do Ceará, Brasil, após o relacionamento de bases de dados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

OLIVEIRA, Denize Cristina de et al. A universalização e o acesso à saúde: consensos e dissensos entre profissionais e usuários. Cad. saúde colet. [online]. 2017, vol.25, n.4, pp.483-490. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700040078.

Objetivo

Analisar a representação social do acesso ao sistema de saúde, antes e depois da implantação do Sistema Único de Saúde, na visão dos profissionais de saúde e dos usuários.

Métodos

Estudo pautado na Teoria das Representações Sociais, desenvolvido em seis instituições de saúde no município do Rio de Janeiro. A amostra de conveniência foi composta por 102 profissionais de saúde e 104 usuários. A coleta de dados foi realizada entre 2009 e 2010, por meio de entrevistas semidirigidas e a análise do corpus foi realizada pela técnica de análise lexical mecanizada, no software Alceste.

Resultados

As unidades de contexto elementares foram divididas em dois grandes blocos temáticos, que discutem a saúde como direito de todos e dever do Estado. Os entrevistados apontam diferenças entre o antes e o depois da implantação do novo sistema de saúde, que assegura o acesso a todos, independentemente do vínculo empregatício, porém consideram tal característica como responsável pela demanda excessiva e demora no atendimento.

Conclusão

A dimensão das atitudes da representação mostra um posicionamento negativo frente às dificuldades de implementação do sistema e positivo diante dos direitos conquistados, além do conhecimento fragmentado dos princípios do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : acesso aos serviços de saúde; equidade no acesso; acesso universal aos serviços de saúde; sistema único de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )