Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos gastos das internações hospitalares por anemia falciforme no estado da Bahia

Analysis of hospitalization costs for sickle cell disease in the state of Bahia

Resumo

Introdução

A anemia falciforme é uma doença com alterações genéticas que afeta principalmente a população negra. No curso da doença, surgem diversas complicações clínicas, levando à necessidade de repetidas internações hospitalares.

Objetivo

Descrever os gastos das internações hospitalares por complicações da anemia falciforme no estado da Bahia, no período de 2008 a 2014.

Métodos

Estudo descritivo, a partir de dados secundários. A população do estudo foi composta por pacientes internados com diagnóstico de anemia falciforme. Para coleta e análise dos dados, utilizou-se a divisão por Macrorregião de Saúde do estado da Bahia.

Resultados

Foram analisadas 8.103 internações do SIH-SUS. Predomínio do sexo masculino e faixa etária de 5-14 anos. A Macrorregião de Saúde Leste obteve o maior número de ocorrências de internações por anemia falciforme (33,4%) com maior gasto total; a Macrorregião Sul apresentou maior coeficiente de hospitalização; e a Macrorregião Extremo Sul apresentou a maior taxa de letalidade. As Macrorregiões Leste e Sul são as que abrigam os maiores volumes de gastos, 40,5% e 18,9%, respectivamente.

Conclusão

O estudo permite conhecer o perfil de internações hospitalares por anemia falciforme e ter uma ideia dos custos hospitalares através das internações pela referida doença no período em estudo.

Palavras-chave:
anemia falciforme; epidemiologia; hospitalização; Sistema de Informação Hospitalar

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br