Acessibilidade / Reportar erro

Saúde bucal e consultório na rua: o acesso como questão central da discussão

Oral health and clinic on the street: access as central issue of the discussion

Resumo

Introdução

Há uma grande demanda de saúde bucal por parte da população em situação de rua (PSR).

Objetivo

Este estudo objetivou analisar as principais necessidades e dificuldades relativas ao cuidado de saúde bucal dessa população no Distrito Sanitário I do município do Recife.

Método

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 7 moradores de rua, 4 trabalhadores do Consultório na Rua (CnaR) e 12 cirurgiões-dentistas da atenção básica, analisadas, em seguida, de acordo com o método de análise de conteúdo.

Resultados

Dentre as principais necessidades de saúde bucal, foi relevante o apontamento do acesso ao atendimento clínico odontológico por todos os atores, sendo ele também referenciado como dificuldade e solução para o atendimento da PSR. A adesão ao tratamento foi citada como dificuldade pelos cirurgiões-dentistas. Entretanto, essa citação demonstrou possivelmente ser reflexo tanto de preconceito como de acolhimento precário na consulta odontológica, conforme denunciado pelos trabalhadores do CnaR e moradores de rua.

Conclusão

Faz-se necessário fortalecer as equipes de saúde bucal e do CnaR por meio de educação permanente, de tal modo que o acesso a ações em serviços de saúde bucal para o morador de rua seja efetivado.

Palavras-chave:
acesso aos serviços de saúde; saúde bucal; pessoas em situação de rua

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br