SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número3Elaboração e verificação da validade e confiabilidade de um instrumento de letramento em nutrição entre pessoas com diabetesQualidade das notificações de violências interpessoal e autoprovocada no Estado do Rio de Janeiro, Brasil, 2009-2016 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos Saúde Coletiva

versão impressa ISSN 1414-462Xversão On-line ISSN 2358-291X

Resumo

BRITO, Maria Fernanda Santos Figueiredo et al. Desenvolvimento e validação de instrumento de avaliação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames. Cad. saúde colet. [online]. 2018, vol.26, n.3, pp.308-317.  Epub 21-Set-2018. ISSN 1414-462X.  http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201800030012.

Introdução

Os exames integram o sistema de saúde e contribuem para o avanço da assistência. A sua solicitação pelos médicos deve ser realizada adequadamente, podendo ser influenciada por diferentes aspectos.

Objetivo

Desenvolver e validar um instrumento de avaliação de aspectos que influenciam a solicitação de exames.

Método

Trata-se de um estudo transversal e analítico que passou pelas seguintes etapas: 1) identificação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames na prática médica; 2) verificação da validade aparente e validade de conteúdo; 3) verificação da validade de construto; 4) análise da confiabilidade; 5) verificação da validade discriminante, aplicada a 158 médicos de família e emergencistas no norte de Minas Gerais.

Resultados

O instrumento permaneceu com 36 itens, psicometricamente válidos, agrupados em cinco dimensões: particularidade pessoal do médico; estrutura e processos do sistema de saúde; características do paciente; preparo profissional; e dificuldade para a realização do exame. O instrumento apresentou validade aparente, validade de conteúdo, validade de construto, nível satisfatório de confiabilidade e validade discriminante.

Conclusão

O instrumento de avaliação dos aspectos que influenciam a solicitação de exames na prática médica tem a possibilidade de identificar a influência particular de cada aspecto e de cada dimensão que interfere na prática de solicitação de exames.

Palavras-chave : testes diagnósticos de rotina; exames médicos; psicometria; estudos de validação; educação médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )