Resumo
Introdução
A gestão hospitalar é uma área complexa da administração, pois compreende um conjunto organizacional em que todos os setores são interdependentes e funcionam ao mesmo tempo. Um dos principais objetivos dessas organizações é proporcionar serviços de qualidade com os recursos disponíveis para a melhoria contínua da qualidade dos serviços por meio de aprimoramentos no ambiente.
Objetivo
Analisar a relação dos indicadores econômicos e financeiros com os índices de qualidade hospitalar.
Método
Estudo de caráter descritivo, documental e de abordagem quantitativa, baseada em hospitais do terceiro setor do Sul do país, com a utilização dos relatórios gerenciais, de enfermaria e de internação, para os indicadores de qualidade, e dos demonstrativos contábeis, para os indicadores financeiros. Para a análise, foram empregados testes de estatística univariada (descritiva e correlação de Pearson).
Resultados
A relação entre os índices demonstra a existência de correlação significativa entre os indicadores analisados, apresentando quais indicadores que devem ser observados pelo gestor hospitalar.
Conclusão
Considera-se que, quanto mais as entidades hospitalares prestarem um serviço de qualidade, maior será o retorno financeiro e, portanto, maiores serão os recursos para investimentos, no intuito de aprimorar a qualidade dos serviços.
Palavras-chave:
administração hospitalar; indicadores econômicos; indicadores de qualidade em assistência à saúde