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Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar

Perceptions of students on bullying and the family: a qualitative focus on school health

Resumo

Introdução

O bullying escolar representa um fenômeno expressivo no Brasil e no mundo, impactando na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Objetivo

Analisar as relações entre as percepções de estudantes sobre bullying escolar e interações familiares.

Método

Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 55 estudantes. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas na coleta de dados e analisadas segundo a análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.Ti. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento.

Resultados

Revelou-se que a) as características individuais, resultantes do processo de desenvolvimento que envolve a família, são os fatores que melhor explicam o bullying; b) as experiências negativas no contexto familiar podem favorecer o envolvimento dos estudantes em situações de bullying; e c) aspectos positivos das famílias podem ser considerados pontos fortes a serem explorados por programas de intervenção.

Conclusão

Foram identificadas relações entre as percepções acerca do bullying escolar e as interações familiares. A investigação aumenta a compreensão sobre a complexidade do bullying e poderá subsidiar iniciativas de formação de profissionais que atuam na área da saúde e têm as famílias como matriz de ação na atenção primária.

Palavras-chave:
saúde escolar; saúde do adolescente; relações familiares; violência; bullying

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