Acessibilidade / Reportar erro

Construção da imagem profissional no Ceará: a enfermeira diante das modificações no cenário histórico profissional

Professional image construction in Ceará: the nurse on the modifications in the professional record scenario

Resumo

Introdução

A memória coletiva representa um bem simbólico. A enfermagem firma-se gradativamente no campo da saúde, na luta por seus direitos, na qualificação profissional e técnica em todos os campos de trabalho e no desenvolvimento científico. A modificação quanto à execução de sua profissão direciona a transformações no campo da sua imagem, sobretudo com a evolução das práticas e estudos em seu campo de saber.

Objetivo

Apresentar as percepções das enfermeiras sobre a construção da imagem da enfermeira cearense diante das modificações no cenário histórico da enfermagem.

Método

Trata-se de uma pesquisa com base no método da História Oral. Participaram do estudo três enfermeiras docentes do corpo efetivo de uma Instituição de Ensino Superior Pública do estado do Ceará, com tempo superior há 30 anos de docência, as quais integram o curso de graduação em enfermagem mais antigo do estado.

Resultados

Identificaram-se percepções conflitantes sobre a construção da imagem profissional no Ceará. A enfermeira é vista positivamente, destacando-se como cuidadora e autônoma. Por outro aspecto, é identificada com a imagem de uma enfermeira alienada.

Conclusão

Permitiu-se conhecer as percepções sobre a construção da imagem da enfermeira no Ceará, a partir das experiências históricas das docentes entrevistadas que influenciaram nesse processo.

Palavras-chave:
imagem profissional; história da enfermagem; enfermeira

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br