Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à gravidez em adolescentes de um município do nordeste do Brasil

Factors associated with pregnancy among adolescents of a municipality of northeast of Brazil

Resumo

Introdução

A gravidez precoce é um prevalente problema de saúde pública que impacta na saúde e nas representações sociais da jovem.

Objetivo

O estudo objetivou investigar os fatores associados à gravidez na adolescência.

Método

Estudo transversal realizado com 234 mulheres entre 12 e 19 anos (108 grávidas e 126 não grávidas). Foi aplicado um questionário contendo variáveis sociodemográficas, obstétricas e comportamentais. Para análise, utilizou-se do teste do qui-quadrado ou exato de Fisher, com nível de significância de 5%. O odds ratio e o intervalo de confiança de 95% foram utilizados como medidas de associação entre variáveis. Uma regressão logística múltipla foi realizada considerando o desfecho gravidez precoce.

Resultados

O número de crianças, o planejamento da gravidez e o uso de métodos contraceptivos foram significativamente associados à gravidez na adolescência (p < 0,05). Na regressão, número de filhos (OR = 0,22; IC95%: 0,10-0,48), exercício de atividade remunerada (OR = 0,46; IC95%: 0,22-0,94) e uso de métodos contraceptivos (OR = 0,42; IC95%: 0,21-0,80) foram considerados variáveis ​​preditoras protetoras. Também foi demonstrado que o não planejamento da gravidez aumentou 2,48 vezes a chance de gravidez precoce.

Conclusão

A gravidez na adolescência está associada a condicionalidades sociodemográficas, de comportamento sexual e de planejamento familiar.

Palavras-chave:
gravidez na adolescência; saúde reprodutiva; fatores socioeconômicos; fatores de risco

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br