Acessibilidade / Reportar erro

Dislipidemia em crianças e adolescentes do município de Marau-RS

Dyslipidemia in children and adolescents of the municipality of Marau-RS

Resumo

Introdução

As doenças cardiovasculares são consideradas um dos principais problemas de saúde na atualidade. O perfil lipídico de crianças e adolescentes se associa diretamente com a prevalência de doença coronariana em adultos, pois o processo aterosclerótico começa a se desenvolver na juventude e progride na vida adulta.

Objetivo

Avaliar o perfil lipídico de crianças e adolescentes da cidade de Marau-RS.

Método

Realizou-se um estudo retrospectivo, no qual foi avaliado o perfil lipídico de crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, período de abril de 2016 a julho 2017, totalizando 272 pacientes.

Resultados

Entre os pacientes analisados, 34,7% apresentaram hipercolesterolemia, 56,7% demonstraram níveis de HDL abaixo do desejável, 16% exibiram níveis de LDL aumentado e 16% tinham hipertrigliceridemia. A análise estatística dos resultados mostrou uma concentração de colesterol total, HDL e triglicerídeos significativamente mais alta em meninas do que em meninos.

Conclusão

O percentual elevado de dislipidemias na infância aponta para a necessidade de implantação de políticas públicas que previnam a dislipidemia juvenil, minimizando, assim, agravos relacionados a doenças cardiovasculares na vida adulta da população.

Palavras-chave:
crianças; adolescentes; perfil lipídico; dislipidemias; doenças cardiovasculares

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br