Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades e facilidades do enfermeiro da Saúde da Família no processo de trabalho

Difficulties and facilities of the Family Health nurse in the work process

Resumo

Introdução

Os cuidados primários à saúde são discutidos internacionalmente desde 1978 com a Declaração de Alma-Ata. Quinze anos depois, nasceu no Brasil a Saúde da Família, em que se destaca o enfermeiro como um dos principais profissionais com atribuições no processo de trabalho que garante a prestação qualificada da assistência.

Objetivo

Analisar as dificuldades e as facilidades do processo de trabalho dos enfermeiros das Unidades Básicas de Estratégia Saúde da Família.

Método

Trata-se de um estudo de natureza descritiva, transversal e abordagem qualitativa, cujos dados foram obtidos a partir de entrevista semiestruturada. Os dados coletados em um período de três meses foram analisados por meio da análise temática.

Resultados

A análise revelou quatro núcleos de sentido relacionados à dificuldade: alta demanda espontânea, recursos humanos escassos, sobrecarga de atividades e educação permanente reduzida. Para as facilidades, foram identificados dois núcleos de sentido: formação holística e campo rico para pesquisas.

Conclusão

Os resultados forneceram subsídios para que os gestores de saúde implementem estratégias em prol do processo de trabalho dos enfermeiros, o que, consequentemente, refletirá em benefícios ao indivíduo, à família, à comunidade e a toda equipe de saúde.

Palavras-chave:
atenção primária à saúde; saúde da família; enfermagem em saúde pública; processo de trabalho em saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br