Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimentos sobre a doença de Chagas e seus vetores em habitantes de área endêmica do Rio Grande do Sul, Brasil

Knowledge about Chagas disease and its vectors of individuals from the endemic area of Rio Grande do Sul, Brazil.

Resumo

Introdução

A doença de Chagas (DC) é uma endemia relevante na América Latina, contudo poucas pesquisas são realizadas sobre os conhecimentos que a população possui sobre o tema.

Objetivo

Verificar o conhecimento que uma população de origem rural do sul do Rio Grande do Sul possui acerca da DC e seus vetores.

Método

O estudo foi realizado com a população atendida em um Hospital-Escola de Pelotas, a partir de questionário semiestruturado, no qual foi verificado se as pessoas conseguiam identificar os triatomíneos, se já encontraram “barbeiros” na residência, quais órgãos a DC acomete, entre outras questões. As associações entre as variáveis foram analisadas pelos testes do qui-quadrado e odds ratio (OR).

Resultados

Dos 132 participantes, 58,3% identificaram os vetores, e as variáveis que se mostraram significativas foram morar ou ter morado no município de Canguçu e possuir galinheiro ou chiqueiro no peridomicílio. Já as variáveis residir ou ter residido em casa de pau a pique/torrão/barro (p = 0,0038; OR = 3,18) e ser proveniente de Canguçu (p = 0,004; OR = 3,4) foram significativamente associadas ao ato de já ter encontrado vetores na residência. Sobre os órgãos que a DC acomete, somente 25 pessoas reportaram o coração (18,9%).

Conclusão

Esta investigação ressalta a necessidade de campanhas educativas, pois foi realizada em região com importantes índices de DC em estudos recentes.

Palavras-chave:
controle; vigilância entomológica; Trypanosoma cruzi; vetores

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br