Acessibilidade / Reportar erro

Promoção da saúde: discursos e concepções na atenção primária à saúde

Health promotion: discourses and conceptions in primary health care

Resumo

Introdução

Apesar de inicialmente o termo promoção da saúde ser utilizado para caracterizar um nível de atenção da medicina preventiva, ele foi se ressignificando ao longo do tempo.

Objetivo

Objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento sobre promoção da saúde dos profissionais de saúde do município de Criciúma – SC.

Método

Trata-se de um estudo observacional descritivo com abordagem qualitativa, que contemplou pesquisa com 123 profissionais de saúde de 28 Estratégias Saúde da Família e 1 Núcleo Ampliado de Saúde da Família e a Secretária Municipal de Saúde. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário autoaplicável contendo sete perguntas abertas. A análise dos dados foi realizada segundo a análise temática de conteúdo e por meio de estatística descritiva e auxílio do software Atlas.ti com a inserção de documentos, trechos de falas, códigos, agrupamento por proximidade temática e redes de visualização.

Resultados

Os dados geraram 137 trechos de respostas 11 códigos que foram agrupados em 4 categorias: modelo preventivo (36,6%), modelo educativo (29,2%), modelo positivo de saúde (28,5%) e modelo de articulação, participação e controle social (5,8).

Conclusão

O entendimento dos profissionais de saúde sobre a promoção da saúde está predominantemente relacionado a visão preventivista, ligada principalmente à prevenção de fatores de risco e doenças.

Palavras-chave:
promoção da saúde; atenção primária à saúde; política de saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br