SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Symbolic power and the distance between two Brazils: the formal and the informalHandling adolescent defendants in the courts: solution or myth? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Katálysis

versión impresa ISSN 1414-4980

Resumen

OLIVEIRA, Carmen S. de; WOLFF, Maria Palma; HENN, Ronaldo  y  CONTE, Marta. Criminalidade juvenil e estratégias de (des)confinamento na cidade. Rev. katálysis [online]. 2006, vol.9, n.1, pp. 53-62. ISSN 1414-4980.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802006000100006.

A problematização apresentada neste trabalho integra um projeto transdisciplinar de pesquisa, cujo ponto de partida é a preocupação das comunidades com a criminalidade. A cidade de São Leopoldo - município com 200 mil habitantes, situado na Região Metropolitana da capital do estado do Rio Grande do Sul - é tomada como referência na análise da cultura do medo relacionada ao jovem infrator. Os dados do município apontam os maiores indicadores na região, que apresenta a maior taxa de internação de adolescentes e a menor proporção de aplicação de medidas em meio aberto. Tais fatores, aliados à escassa cobertura de acompanhamento dessas medidas concorrem para colocar estes jovens em permanente risco, o que leva os autores à discussão dos conceitos de vulnerabilidade e inclusão social. Propõe-se que um dos enfrentamentos necessários em meio aberto é o imaginário social, onde a adolescência pobre e infratora se define como um tipo peculiar de figura-limite, resultante da dificuldade de distinguir entre pertencimento e inclusão, entre o que está fora e o que está dentro, entre exceção e norma.

Palabras llave : violência juvenil; cidade; inclusão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués