SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Political representation and participation: reflection on the democratic deficitPerceptions and experiences of citizen participation of children and adolescents in Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Katálysis

Print version ISSN 1414-4980

Abstract

TEIXEIRA, Solange Maria. Descentralização e participação social: o novo desenho das políticas sociais. Rev. katálysis [online]. 2007, vol.10, n.2, pp. 154-163. ISSN 1414-4980.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802007000200003.

Este texto aponta elementos para uma problematização da democracia direta, materializada em processos de descentralização e de participação da sociedade civil nos espaços de deliberações das políticas públicas, em um contexto de reformas das políticas sociais, iniciadas na década de 1990. Toma como objeto de análise a Política Nacional do Idoso e as experiências dos conselhos de direito da pessoa idosa. Conclui-se que, apesar dos espaços de participação serem contraditórios e os sentidos de participação dos diferentes sujeitos estarem em confronto, a correlação de forças, favorável às forças conservadoras, redireciona as políticas sociais, imprimindo-lhes nova racionalidade e nova legitimidade, que distribuem responsabilidades para a sociedade civil. Essas mudanças reforçam a cultura privacionista no enfrentamento das refrações da questão social e transmutam a participação popular em consentimento e legitimação da ordem.

Keywords : democracia direta; participação social; descentralização; Política Nacional do Idoso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese