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Revista Katálysis

Print version ISSN 1414-4980

Abstract

CUNHA, Cláudia Conceição  and  LOUREIRO, Carlos Frederico B.. Estado educador: uma nova pedagogia da hegemonia nas reservas extrativistas. Rev. katálysis [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 52-61. ISSN 1414-4980.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802012000100005.

Este artigo analisa o papel desempenhado por um projeto de cooperação internacional (Projeto Resex) na implementação das Reservas Extrativistas na década de 1990. Através da análise dos documentos e relatórios referentes à negociação e execução da primeira fase do Projeto, no período de 1995-1999, demonstra-se a contraposição dos princípios contidos nos sujeitos coletivos que originaram as Reservas Extrativistas e aqueles produzidos, transmitidos e difundidos através do Projeto Resex. Discute-se a presença do Estado, em uma pedagogia da hegemonia, operando na desconstrução das conquistas objetivadas pelos seringueiros nas décadas de 1970-1980, e utilizando, para isso, o Projeto Resex como um espaço pedagógico privilegiado.

Keywords : Reserva Extrativista; Políticas ambientais; Amazônia; Pedagogia da hegemonia; Estado educador.

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