SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1"Conscious consumption": ecocapitalism as ideologyCapital, social control and autonomous participation of workers in capitalism in crisis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Katálysis

Print version ISSN 1414-4980

Abstract

SANTANA, Raimunda Nonata do Nascimento  and  SOUSA, Salviana de Maria Pastor Santos. Gestão pública da questão ambiental e tessituras das cidades brasileiras: notas preliminares. Rev. katálysis [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 112-121. ISSN 1414-4980.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802012000100011.

Este artigo propõe-se a uma reflexão sobre a gestão pública da questão ambiental nas cidades brasileiras. A temática é esboçada através da abordagem de dois temas-chave: os fundamentos da constituição do urbano e seus nexos com a ação destrutiva do meio-ambiente e os contornos, (im)possibilidades e desafios da gestão pública da questão ambiental no território da cidade. Parte-se de questionamentos sobre a articulação entre as teses da sustentabilidade e da insustentabilidade e de pistas definidoras da configuração da administração das cidades. Relacionam-se elementos teóricos e históricos, enfatizando particularidades pertinentes à sociedade brasileira. Conclui-se pela impossibilidade da contribuição efetiva da gestão pública de feição empresarial para a reversão plena da crise ambiental urbana no Brasil, uma vez que essa forma de gestão é compelida a favorecer o modo predatório de exploração do meio ambiente no contexto das determinações do modo de produção capitalista.

Keywords : Questão ambiental; Cidades; Gestão pública; Sustentabilidade; Insustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese