SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Public administration of the environmental issue and the contextures of Brazilian cities: preliminary notesCorporate social responsibility and human rights: discourses and realities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Katálysis

Print version ISSN 1414-4980

Abstract

PANIAGO, Maria Cristina Soares. Capital, controle social e participação autônoma dos trabalhadores no capitalismo em crise. Rev. katálysis [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 122-130. ISSN 1414-4980.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-49802012000100012.

O objetivo deste artigo é discutir a concepção de autonomia (fábricas ocupadas) e de controle social (participação nas instâncias do Estado) dos/pelos trabalhadores, depois de décadas de experimentos sociais, a partir dos anos 1990. Observa-se que tais experiências ao invés de fortalecerem a luta pela emancipação do trabalho tem-no levado à crescente subordinação aos interesses do capital e à perda de vantagens parciais antes adquiridas. Tal quadro agrava-se com a crise estrutural e a produção destrutiva que caracterizam o sistema do capital, colocando em cheque os fundamentos das concepções de autonomia, de controle e de participação social democrática que as orientam. A autodeterminação dos trabalhadores e, portanto, a real autonomia e a participação social, de acordo com a discussão proposta pelo artigo, são irrealizáveis nos marcos do sistema dominante.

Keywords : Autonomia operária; Participação social; Controle social; Crise estrutural do capital; Emancipação humana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese