Acessibilidade / Reportar erro

Pesquisa em Serviço Social: concepções e críticas 1 1 Este artigo é fruto de tese de doutorado defendida em 2016 no Programa de Estudos de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-SP, sob o título: “O Serviço Social brasileiro na entrada do século XXI: formação, trabalho, pesquisa, dimensão investigativa e a particularidade da saúde” e contribuiu para construção de uma proposta de pesquisa guarda-chuva, financiada pela FAPERJ (2017-2019), intitulada “Mercado de trabalho e espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense”, especialmente, do subprojeto “Política Social brasileira e mercado de trabalho para assistentes sociais nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense” coordenado por este subescritor.

Research in Social Work: Conceptions and criticisms

Resumo

O artigo objetiva problematizar as concepções e os significados de pesquisa acadêmico-científica e pesquisa em serviços. Sua relevância é inerente ao fato de que a pesquisa para o Serviço Social brasileiro, na atualidade, é entendida como atribuição profissional que se expressa na formação e no trabalho. Metodologicamente recorreu-se a pesquisa bibliográfica realizada em livros, revistas acadêmicocientíficas, dissertações e teses na área de Serviço Social que abordam os seguintes eixos que também compõem o roteiro do estudo: pesquisa e produção de conhecimentos em Serviço Social; pesquisa e trabalho profissional. Os resultados apontam que o Serviço Social, enquanto área produtora de conhecimentos, insiste no questionamento e enfrentamento da cultura dominante, embora afetado pela realidade capitalista que dialeticamente o impulsiona em dados momentos a reduzir a pesquisa a sistematizações de levantamentos. Além disso, há necessidade de ampliar as discussões da pesquisa para graduação em Serviço Social como possibilidade de romper o academicismo e a unidisciplina.

Palavras-chave:
Serviço Social; Pesquisa; Produção de conhecimentos; Pesquisa em serviços; Pesquisa associada ao trabalho profissional

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com