SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Unsafe abortion: a patriarchal and racialized picture of women’s povertyOutsourcing and the sociosexual and racial division of labor author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

BORREGO, Arelys Esquenazi. Gênero e relações capitalistas de produção: uma reflexão a partir da perspectiva marxista. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.471-483. ISSN 1982-0259.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p471.

Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre as relações de gênero e as relações capitalistas de produção. Esta análise tem como idéia central defender que a produção-reprodução social no capitalismo gera, necessariamente, como condição e resultado, relações sociais de exploração de classe e de opressão de gênero. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de compreender a categoria de gênero, em nível essencial, como relação de produção social. Da mesma forma, diferentes concepções de gênero são analisadas, a partir do destaque de alguns mitos/fetiches associados a esse tema. Posteriormente, as diferentes inter-relações estabelecidas entre as relações capitalistas de produção e as relações de gênero são analisadas a partir de um ponto de vista mais essencial; bem como sua expressão no atual estágio da globalização neoliberal. A crítica da Economia Política constitui o fundamento metodológico das análises desenvolvidas ao longo do artigo.

Keywords : Gênero; Fetichismo; Exploração/Opressão; Relações capitalistas de produção; Globalização neoliberal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )