SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Gender and capitalist relations of production: a reflection from a Marxist perspectivePolitical parties involved in the dispute for recognition of homoparental families author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

PASSOS, Rachel Gouveia  and  NOGUEIRA, Cláudia Mazzei. O fenômeno da terceirização e a divisão sociossexual e racial do trabalho. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.484-503. ISSN 1982-0259.  http://dx.doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p484.

Este texto tem como objetivo realizar uma análise em relação a terceirização com ênfase na divisão sociossexual e racial do trabalho. Compreendemos que há diferenciação em relação aos rebatimentos da terceirização em se tratando das mulheres negras, uma vez que a formação social brasileira está assentada no racismo, no patriarcado e no colonialismo. Nesse caminho, dividimos o artigo em três partes: no primeiro momento traremos elementos que definem o que é a terceirização; em seguida abordaremos sobre esse fenômeno no setor público e, por fim, trataremos do tema da terceirização e seus efeitos a partir da divisão sociossexual e racial do trabalho.

Keywords : Terceirização; Precarização; Mulheres; Mulheres Negras; Trabalho.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )