SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Outsourcing and the sociosexual and racial division of laborWhen the racial issue is the knot of the social issue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

HORST, Claudio Henrique Miranda. Os partidos políticos envolvidos na disputa pelo reconhecimento das famílias homoparentais. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.504-513. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p504.

O objetivo deste artigo é, partindo dos projetos de leis que propunham à aprovação da união civil homoafetiva, analisar o tema à luz dos partidos políticos a que se vinculam seus propositores. Trata-se de uma pesquisa documental envolvendo os projetos de lei que propunham o reconhecimento da união civil homoafetiva, bem como os códigos de ética e as plataformas partidárias dos partidos políticos dos propositores, sendo eles: PT, PR e PSOL. Uma das conclusões aponta à necessidade de os partidos políticos de esquerda pautarem bandeiras de luta em relação à liberdade da orientação sexual e do reconhecimento da diversidade humana vinculadas à totalidade social.

Keywords : Partidos políticos; Famílias homoparentais; Congresso Nacional brasileiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )