SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O fenômeno da terceirização e a divisão sociossexual e racial do trabalhoQuando a questão racial é o nó da questão social índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Katálysis

versão On-line ISSN 1982-0259

Resumo

HORST, Claudio Henrique Miranda. Os partidos políticos envolvidos na disputa pelo reconhecimento das famílias homoparentais. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.504-513. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p504.

O objetivo deste artigo é, partindo dos projetos de leis que propunham à aprovação da união civil homoafetiva, analisar o tema à luz dos partidos políticos a que se vinculam seus propositores. Trata-se de uma pesquisa documental envolvendo os projetos de lei que propunham o reconhecimento da união civil homoafetiva, bem como os códigos de ética e as plataformas partidárias dos partidos políticos dos propositores, sendo eles: PT, PR e PSOL. Uma das conclusões aponta à necessidade de os partidos políticos de esquerda pautarem bandeiras de luta em relação à liberdade da orientação sexual e do reconhecimento da diversidade humana vinculadas à totalidade social.

Palavras-chave : Partidos políticos; Famílias homoparentais; Congresso Nacional brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )