SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3When the racial issue is the knot of the social issueFemicide and Brazilian laws author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

ROCON, Pablo Cardozo; SODRE, Francis  and  DUARTE, Marco José de Oliveira. Questões para o trabalho profissional do Assistente Social no processo transexualizador. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.523-533. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p523.

Reflete-se as possibilidades ao trabalho profissional dos(as) assistentes sociais no processo transexualizador brasileiro a partir de uma pesquisa documental em resoluções e dispositivos ético-políticos produzidos pelo Serviço Social brasileiro. Aponta-se a defesa do nome social, a luta contra trans-travestifobia, o trabalho com as famílias, com as redes sócioassistenciais e a construção da consciência sanitária, como rico campo para intervenção profissional nesse programa. Conclui-se que apesar de não haver uma nota técnica que norteie o trabalho profissional nesse programa, as orientações para o trabalho profissional junto à população trans no Sistema Único de Saúde encontram-se no conjunto do Projeto Ético-Político Profissional.

Keywords : Transexualidade; Gênero; Sexualidade; Trabalho profissional; Serviço Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )