SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3Femicide and Brazilian lawsGenerational, gender and ethnic inequalities among Chilean social workers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Katálysis

On-line version ISSN 1982-0259

Abstract

PESSOA, Mayara Lustosa Silva  and  BORGES, Josefa Lusitânia de Jesus. Questões e tensões: alguns paradoxos do feminismo. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.544-553. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p544.

O presente texto apresenta, a partir de pesquisa qualitativa e bibliográfica, alguns paradoxos e contradições que perpassam a teoria feminista, expondo certas divergências que emergem dentro do movimento, bem como algumas questões levantadas pelas próprias feministas. Mapeando tais contrassensos, alguns até já superados, busca-se possibilitar uma reflexão a respeito dos avanços e retrocessos do feminismo, a fim de contribuir na discussão sobre esse importante movimento que constantemente se redefine e se transforma, acompanhando o percurso sócio-histórico. Inicialmente, situam-se o conceito e a história do feminismo e de categorias centrais em seu discurso, como gênero e patriarcado. Seguem-se então considerações de diferentes estudos para, por fim, elucidar melhor a constante necessidade de discutir e repensar o projeto do feminismo, tendo em vista a superação de seus entraves. Com o estudo foi possível identificar diversas vertentes, tanto teóricas quanto práticas, que foram se construindo através das várias décadas de movimento e que destoavam entre si em seus discursos e interpretações, ressaltando a heterogeneidade do feminismo.

Keywords : Paradoxos; Feminismo; Divergências; Teoria feminista.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )