SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Desigualdades geracionais, de gênero e étnicas entre os assistentes sociais chilenosAinda guardo o direito de algum antepassado da cor: luta quilombola brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Katálysis

versão On-line ISSN 1982-0259

Resumo

SILVA, Poliana Machado Gomes da  e  BARBOSA, Kaline de Souza. Do eclipse ao raiar do para si LGBT na política educacional brasileira. Rev. katálysis [online]. 2018, vol.21, n.3, pp.564-573. ISSN 1982-0259.  https://doi.org/10.1590/1982-02592018v21n3p564.

Este artigo apresenta como objeto de estudo a política nacional de Educação consoante com a emancipação humana da população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). Ademais, tem-se como objetivo central deslindar os (des)caminhos para uma política nacional de Educação voltada à emancipação humana desse segmento. Para tanto, recorreuse à pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como opção metodológica os tipos de pesquisa descritiva e explicativa e exploratória, conduzindo a decomposição desta investigação em três seções cujas discussões circundam o objetivo proposto. Permitiu-se, pois, verificar que o processo de desumanização, enraizado em função da lógica do capital, reflete hodiernamente o não nutrimento de uma perspectiva emancipatória na educação brasileira, posto que os pilares de tal lógica não aquiescem uma transformação da realidade objetiva e concreta.

Palavras-chave : Educação brasileira; LGBT; Emancipação humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )