SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6-7Transnational campaigns for the Amazon: NGO strategies, trade and official responsesPerceptions on Amazon turtles consumption: sustainability and alternatives to present management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

TAVOLARO, Sergio B. F.. Sociabilidade e construção de identidade entre antropocêntricos e ecocêntricos. Ambient. soc. [online]. 2000, n.6-7, pp. 63-84. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2000000100004.

Até que ponto as associações ambientalistas que emergiram no seio da sociedade civil a partir dos anos 50 são portadoras do projeto da modernidade? Em que medida são elas não só o resultado da modernidade mas também catalisadoras de seus principais valores? O presente artigo se coloca como tarefa investigar a relação de afinidade entre organizações civis ambientalistas e modernidade. Para tal, analisa algumas das dimensões centrais que constituem a modernidade além das diferentes maneiras a partir das quais o movimento ambientalista internalisa o mundo natural na construção de suas identidades e na proposição de sociabilidades que venham a pautar as relações dos homens entre si e deles com a natureza.

Keywords : Ambientalismo; Sociedade Civil; Modernidade; Teoria Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese