SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue6-7Perceptions on Amazon turtles consumption: sustainability and alternatives to present managementFrom center to periphery: environment and daily life in the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

FOLLEDO, Manuel. Raciocínio Sistêmico: uma boa forma de se pensar o meio ambiente. Ambient. soc. [online]. 2000, n.6-7, pp. 105-144. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2000000100006.

Os sistemas ecológicos são muito mais complexos e difíceis de entender que os sistemas tecnológicos. Consequentemente, se nós estivermos interessados em produzir uma reestruturação radical nestes sistemas, necessária para resolver os problemas mais dramáticos do mundo atual, deveremos fazê-lo de forma diferente para que possamos alcançar um melhor entendimento desses problemas. Este artigo mostra como a metodologia do Raciocínio Sistêmico pode ser utilizada como uma componente fundamental para atingir esse entendimento e mostra as características essenciais que fazem deste enfoque algo diferente de todos os outros métodos. Com este propósito, o artigo oferece um conjunto básico de métodos e idéias visando ao entendimento do ambiente desde um ponto de vista sistêmico.

Keywords : Sistemas; Eco-sistemas; Raciocínio Sistêmico; Modelos Mentais; Estruturas Sistêmicas; Modelos de Simulação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese