SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue10Reformulating the commonsRich nature, poor people? Conceptual and analytical questions on the role of natural resources for contemporary prosperity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

FERREIRA, Leila da Costa. Sociologia ambiental brasileira: um levantamento provisório. Ambient. soc. [online]. 2002, n.10, pp. 27-43. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2002000100003.

Primeiramente o artigo busca a reconstituição e análise histórica inerente ao escopo da sociologia ambiental internacional no contexto da sociologia contemporânea. Ele também discute - a partir da literatura (Buttel, Dunlap, Hanning, entre outros) - seus aspectos teórico-metodológicos e institucionais de modo a compreender os obstáculos encontrados para se legitimar e consolidar um conjunto de problemas os quais, até recentemente, não eram trabalhados pelas Ciências Sociais. No segundo momento o artigo analisa o caso brasileiro. A sociologia ambiental no Brasil é fortemente influenciada pela sociologia empírica americana, a precursora no processo de institucionalização desses temas. Por outro lado, uma análise posterior sobre esse caso é relevante para se compreender a relação entre a esfera científica, a implementação de políticas ambientais e os movimentos sociais.

Keywords : Sociologia ambiental; produção intelectual; Brasil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English