SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Water, rural population and administration techniques: the case of Jequitinhonha Valley, Minas GeraisGlobal ecology versus cultural diversity? Conservation of nature and indigenous peoples in Brazil. Roraima Mount: National Park vs. Raposa-Serra do Sol Indigenous Land índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ambiente & Sociedade

versión On-line ISSN 1809-4422

Resumen

BRITO, Daniel Chaves de  y  RIBEIRO, Tânia Guimarães. A modernização na era das incertezas: crise e desafios da teoria social. Ambient. soc. [online]. 2003, vol.5, n.2, pp. 147-164. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2003000200009.

O artigo discute os desafios colocados às teorias sociais modernas gerados pela crise nas teorias do planejamento do desenvolvimento, diante da conformação de uma sociedade de risco _ individual, social e ambiental. Neste sentido as teses formuladas no âmbito das teorias desenvolvimentistas, que prometiam realizar a felicidade da humanidade, transformaram-se em um projeto normativo e teórico de modernização-racionalização, pela via da certeza de seus resultados através do planejamento. No entanto, contrariamente a esta perspectiva concebida no seio da filosofia iluminista, acaba por constituir a idéia de progresso paralelamente a uma situação iminente de riscos sociais, que então, contra-argumenta as teorias sociais modernas e sua perspectiva de análise globalizante.

Palabras llave : teoria da modernidade; planejamento do desenvolvimento; sociedade de risco; modernização; desenvolvimento sustentável.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués