SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Contratos territoriais de estabelecimento na França: rumo a um novo pacto social na agricultura?Entre "tradicionais" e "modernos": negociações de direitos em duas unidades de conservação da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo  e  CUNHA, Cláudia Conceição. Educação ambiental e gestão participativa de unidades de conservação: elementos para se pensar a sustentabilidade democrática. Ambient. soc. [online]. 2008, vol.11, n.2, pp. 237-253. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2008000200003.

No presente artigo, situamos a educação ambiental no contexto da gestão de Unidades de Conservação (UCs) e a sua relevância para a construção de processos democráticos que favoreçam a construção de sociedades sustentáveis. Apresentamos conceitos relevantes para a reflexão proposta, um breve histórico da construção de conselhos em UCs e algumas de suas premissas e indicadores de avaliação, como contribuição à prática de gestores de tais áreas protegidas.

Palavras-chave : Educação ambiental crítica; Gestão participativa; Sustentabilidade democrática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português