SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Notes and reflections on environmental international jurisprudence: the participation of individuals and non-governmental organizations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753X

Abstract

MARTINS, Rafael D'Almeida  and  FERREIRA, Leila da Costa. Oportunidades e barreiras para políticas locais e subnacionais de enfrentamento das mudanças climáticas em áreas urbanas: evidências de diferentes contextos. Ambient. soc. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 223-242. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2010000200002.

Cidades e áreas urbanas são vulneráveis aos impactos das mudanças climáticas. Governos locais e subnacionais desempenham um papel importante na implementação de políticas públicas de enfrentamento dessas mudanças. Referenciado no debate internacional, este artigo investiga os principais fatores que apoiam, limitam e facilitam a implementação de medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em áreas urbanas. Por meio da análise de 38 estudos de caso de diferentes regiões do mundo, busca-se ir além da análise de contextos específicos e realidades restritas, capturando o repertório de estratégias que vem sendo adotado por governos locais e subnacionais de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Identificam-se três grupos de fatores que apoiam e limitam essas ações: recursos e capacidades; conhecimento e informação e instituições e governança.

Keywords : Cidades; Governos locais; Mudança climática; Adaptação; Mitigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese