SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2A ciência e o desenvolvimento sustentável: para além do positivismo e da pós-modernidadeOlhares sobre o "Mar de Minas": percepções dos moradores de Alfenas e Fama relativas ao lago de Furnas (1963-1999) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753X

Resumo

FELTRAN-BARBIERI, Rafael. Outro lado da fronteira agrícola: breve história sobre a origem e declínio da agricultura autóctone no cerrado. Ambient. soc. [online]. 2010, vol.13, n.2, pp. 331-345. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2010000200008.

A tese de frederic Jakson turner, para quem a conquista das fronteiras forjou o caráter americano, convergindo à ascensão da vida privada com o desenvolvimento da democracia e economia, não vingou na América latina porque aqui a realidade mostrou o outro lado da fronteira: um espaço para onde os conflitos sociais dos centros dinâmicos eram expurgados e exacerbados, como muito bem descreveu otávio velho. nesse processo recorrente os primeiros confrontos não ocorriam entre a população migrante e os trabalhadores contratados pelo latifundiário ausente, mas entre todos contra os indígenas. muito se tem escrito sobre esses conflitos, mas o enfoque é sempre o daquele mais drástico e urgente: o genocídio. Pouco, entretanto, se discorre sobre o declínio subsidiário, ou seja, o dos processos agrícolas. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata do Domínio do Cerrado. o presente artigo pretende oferecer uma brevíssima história da origem e declínio da agricultura dos índios no Cerrado.

Palavras-chave : Fronteira agrícola; História agrária; Cerrado; Agricultura autóctone.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português