SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Pesca artesanal entre crise econômica e problemas socioambientais: estudo de caso nos municípios de Garopaba e Imbituba (SC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753X

Abstract

CASTRO, Fabio de; HOGENBOOM, Barbara  and  BAUD, Michiel. Governança ambiental na América Latina: para uma agenda de pesquisa mais integrada. Ambient. soc. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 1-13. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2011000200002.

A América Latina exerce um papel internacional importante em relação à governança ambiental. O conhecimento gerado por estudos empíricos e teóricos sobre os desafios ambientais fundamenta os esforços renovados na região para se alcançar o uso dos recursos naturais de maneira sustentável e equitativa. Embora os vínculos entre as dimensões social e ambiental tenham sido pauta do meio acadêmico desde a década de 1990, novas tendências na governança ambiental na América Latina merecem uma abordagem analítica mais abrangente. Este artigo explora alguns tópicos de trabalhos emergentes e faz uma breve reflexão dos elementos relevantes e 'multidimensionais' para uma análise integrativa. Os autores argumentam que, para se aperfeiçoar as 'Perspectivas Latino Americanas' para resolver dilemas sócio-ambientais, várias correntes interpretativas devem ser conectadas em arcabouços conceituais integrativos que possam melhor abordar questões complexas relativas a interações do estado, sociedade civil e setor privado em múltiplas escalas. Um consórcio de dez instituições europeias e latino americanas contribui para o desenvolvimento de tais programas através de projetos de Governança Ambiental na América Latina e no Caribe: Desenvolvendo Programas para Uso Sustentável e Equitativo de Recursos Naturais (ENGOV).

Keywords : Governança ambiental; justiça ambiental; natureza; sustentabilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese