SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Pesca artesanal entre crise econômica e problemas socioambientais: estudo de caso nos municípios de Garopaba e Imbituba (SC)Lazer e área protegida: conflitos na busca de "emoções agradáveis" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753X

Abstract

CARVALHO, Isabel Cristina Moura; FARIAS, Carmen Roselaine  and  PEREIRA, Marcos Villela. A missão "ecocivilizatória" e as novas moralidades ecológicas: a educação ambiental entre a norma e a antinormatividade. Ambient. soc. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 35-49. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2011000200004.

Este ensaio trata da aparente tensão entre os padrões da normatividade e da antinormatividade implicados nas expectativas da educação ambiental (EA). Discutimos os sentidos que vêm se produzindo sobre e desde a prática da EA e que envolvem a socialização para uma cidadania ambiental, imbuída de um caráter normatizador e, ao mesmo tempo, de uma ideologia emancipatória. Optamos por uma via interpretativa, em que a educação ambiental se constitui no registro das “novas moralidades ecológicas”.

Keywords : Educação ambiental; Norma e antinormatividade; Hermenêutica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese