SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Lazer e área protegida: conflitos na busca de "emoções agradáveis"O mito do consenso: uma perspectiva comparativa sobre governança tecnológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753X

Resumo

SWYNGEDOUW, Erik. Whose environment?: the end of nature, climate change and the process of post-politicization. Ambient. soc. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 69-87. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2011000200006.

Este artigo explora como a eminência da questão ambiental, particularmente da problemática das mudanças climáticas, para uma preocupação pública global e consensualmente vigente é ao mesmo tempo um marco e uma força constituinte na produção da despolitização. Este artigo tem quatro partes. Primeiro, eu problematizo a questão da natureza e do meio ambiente. Segundo, o caso das políticas de mudanças climáticas é apresentado como cause célèbre  da despolitização. A terceira parte relaciona este argumento com as visões de teóricos políticos que argumentam que a constituição política das democracias ocidentais é, cada vez mais, marcada pela consolidação de arranjos pós-politicos e pós-democráticos. Na quarta parte eu discuto o consenso das mudanças climáticas à luz da tese pós-política. Eu concluo que a questão do meio ambiente e, particularmente, das mudanças climáticas precisam ser deslocadas para o terreno do propriamente político.

Palavras-chave : políticas de mudanças climáticas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês