Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
uBio
Compartilhar
Ambiente & Sociedade
versão On-line ISSN 1809-4422
Resumo
ALMEIDA JUNIOR, Antônio Ribeiro de e GOMES, Helena Lemos dos Reis Magalhães. Gestão ambiental e interesses corporativos: imagem ambiental ou novas relações com o ambiente?. Ambient. soc. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp.157-177. ISSN 1809-4422. https://doi.org/10.1590/S1414-753X2012000100011.
Este artigo trata da emergência de um novo sistema de comunicação ambiental a serviço das grandes corporações. Este sistema agrega novos agentes entre os quais podemos destacar: ONGs supostamente ambientalistas, empresas de certificação ambiental, instituições que promovem premiações ambientais. Argumenta-se que esta situação transformou as condições em que ocorre o embate sobre as questões ambientais e sobre as potenciais soluções para estas questões. A pesquisa funda-se em uma revisão da literatura sobre o assunto e em uma análise qualitativa de um conjunto de publicidades brasileiras que se utiliza de temas ambientais. Neste conjunto de publicidades, aparecem elementos para construirmos hipóteses sobre as articulações realizadas pelo setor corporativo para responder ao desafio ambientalista.
Palavras-chave : Discursos ambientalistas; mídia; publicidade corporativa; ONG; ambientalismo.