SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Conhecimento tradicional das marisqueiras de Barra Grande, área de proteção ambiental do delta do Rio Parnaíba, Piauí, BrasilAmbiente e saúde: visão de profissionais da saúde da família author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

TOTH, Mariann; MERTENS, Frédéric  and  MAKIUCHI, Maria de Fátima Rodrigues. Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável: as contribuições da Educomunicação. Ambient. soc. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 113-132. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2012000200007.

Este artigo analisa a contribuição da Educomunicação nos processos de incentivo à participação social em questões socioambientais. O texto apresenta os principais desafios da participação social no contexto do Desenvolvimento Sustentável e analisa as propostas da Educomunicação para a mobilização de indivíduos e coletivos por meio da promoção de relações mais homogêneas de poder; aumento do potencial de expressão; motivação para participação; e formulação de novos espaços de participação. As propostas teóricas são ilustradas com a análise de projetos educomunicativos aplicados no Brasil. Conclui-se que a Educomunicação tem potencial de agregar alternativas significativas aos desafios da participação, principalmente nas dimensões da ampliação da expressão criativa e do fomento de novos espaços de participação.

Keywords : Participação social; desenvolvimento sustentável; Educomunicação; mobilização social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese