SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Novos espaços de participação social no contexto do desenvolvimento sustentável: as contribuições da Educomunicação"Verdes e competitivas?": a influência da gestão ambiental no desempenho operacional de empresas brasileiras author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

FONSECA, Ana Flávia Quintão. Ambiente e saúde: visão de profissionais da saúde da família. Ambient. soc. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 133-150. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2012000200008.

A temática saúde e ambiente vem sendo amplamente discutida através de disciplinas tanto do campo da saúde quanto das ciências ambientais. No âmbito de uma visão ampliada de saúde, torna-se desejável que os profissionais desse campo de conhecimento apresentem um maior envolvimento na discussão acerca da temática saúde e ambiente. O objetivo deste trabalho é identificar e compreender as percepções, ideias e imagens de alguns profissionais da Saúde da Família sobre a articulação entre saúde e ambiente. A presente pesquisa foi realizada na perspectiva das Ciências Sociais sendo desenvolvida no contexto da abordagem qualitativa. Realizou-se a análise das informações obtidas de profissionais pertencentes a uma regional de Saúde de Belo Horizonte. Para a definição do número de participantes, foi utilizado o critério de saturação. Como técnica de análise das informações, utilizou-se a análise de conteúdo, desenvolvida na perspectiva da representação social. A coleta de informações foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A partir da análise das informações obtidas, foram apreendidas duas categorias de análise. Foi possível observar que, apesar da significativa percepção em relação à interação entre saúde e ambiente, essa percepção se mostra limitada e reducionista. A despeito de toda a complexidade do sistema de organização da Saúde da Família na atenção à saúde, a discussão sobre saúde e ambiente, como um saber necessário à prática ampliada da saúde, parece não se fazer presente de maneira abrangente e integrada com a discussão atual. Encontra-se, ainda, desvinculada de um enfoque ecossistêmico de saúde.

Keywords : Ambiente; Saúde e Saúde da Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese