SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2"Verdes e competitivas?": a influência da gestão ambiental no desempenho operacional de empresas brasileirasElites universitarias y cambio climático author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & Sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

CURUTCHET, Gustavo; GRINBERG, Silvia  and  GUTIERREZ, Ricardo A.. Degradación ambiental y periferia urbana:  un estudio transdiciplinario sobre la contaminación en la región metropolitana de Buenos Aires. Ambient. soc. [online]. 2012, vol.15, n.2, pp. 173-194. ISSN 1809-4422.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-753X2012000200010.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa transdisciplinar realizada em um bairro periférico da Região Metropolitana de Buenos Aires, Argentina, entre os anos de 2008 e 2011. O caráter inovador da pesquisa reside na aplicação conjunta de saberes das ciências sociais e naturais associados ao conhecimento oferecido pela população atingida para a construção de soluções sustentáveis para os problemas constatados. A investigação consistiu primeiramente em um estudo de campo de tipo etnográfico vinculado à percepção dos habitantes sobre problemas gerados pela poluição. Durante o processo, foi desenhado e montado um observatório ambiental permanente, inicialmente concentrado na análise da rede de água potável e dos despejos pluviais/cloacais e nos processos de autodepuração dos córregos que circundam o bairro. Uma das principais contribuições da pesquisa consiste na demonstração da importância da participação da população atingida, tanto no desenho do observatório como na coleta e análise das amostras colhidas.

Keywords : Poluição urbana; remediação ambiental; estudos ambientais; Região Metropolitana de Buenos Aires; conhecimento local.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish