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Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

GRIMM, Isabel Jurema; DIAS, Adriana Pasco; SAMPAIO, Carlos Alberto Cioce  e  FERNANDES, Valdir. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas no ecodesenvolvimento: análise da experiência da microbacia do Rio Sagrado, Morretes, PR. Ambient. soc. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp.115-134. ISSN 1414-753X.  https://doi.org/10.1590/1809-4422ASOC764V1812015en.

A relação sociedade natureza remete ao processo de produção do conhecimento no qual a práxis deve fundamentar ações pedagógicas. A interdisciplinaridade para responder questões socioambientais, contrapondo-se ao modelo desenvolvimentista, deve privilegiar alternatividades, como são os modos de vida tradicionais, capazes de induzir práticas de base ecológica. Assim, destaca-se a perspectiva do ecodesenvolvimento, que sugere o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais do processo de desenvolvimento, e aponta a insustentabilidade dos estilos de vida em torno da sociedade de consumo. Na Zona de Educação para o Ecodesenvolvimento da Microbacia do Rio Sagrado, em Morretes (PR), são desenvolvidos projetos que facilitam o processo de hibridização de conhecimentos, promovendo uma interação entre sabedoria popular e conhecimento científico, com vistas a solucionar problemas socioambientais enfrentados pelas comunidades locais, como o caso do Programa de Honra em Ecossocioeconomia. O artigo objetiva avaliar as contribuições desta experiência. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-ação, que resultou em transformações socioambientais ocorridas no território em questão, onde o conhecimento emergiu da experiência e do saber-fazer, coadunando com o saber científico.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Ecodesenvolvimento; Práticas pedagógicas.

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